O desejo de agradar tem como manifestação recorrente dizer ‘sim’ quando a preferência seria por dizer não e isso pode trazer muitos problemas. E mais: 5 dicas para quem tenta agradar o tempo todo no ambiente de trabalho.
Estamos todos suscetíveis aos efeitos da síndrome de querer agradar aos outros, sejam crianças, adolescentes, adultos e pais. A psicóloga Harriet B. Braiker fala sobre as pessoas que estão sempre tentando agradar em seu livro “Disease to Please” de 2002. A autora comenta que: “As pessoas costumam dizer ‘sim’ quando preferem dizer ‘não’, desencadeando muitos problemas.” E arremata dizendo que para algumas pessoas a necessidade incontrolável de aprovação dos outros é como um vício.
Estatisticamente, o comportamento de querer agradar alguém é mais proeminente nas mulheres do que nos homens. Um estudo de 2010 mostrou que 54% das mulheres sofrem mais os efeitos adversos na saúde mental e física por comportamentos de agradar às pessoas, em comparação com 40% dos homens.
As pessoas que agradam muitas vezes começam na infância, quando não é dada a permissão para se colocar em primeiro lugar. Ao valorizar os outros mais do que nós mesmos, delegamos os reforços de nosso valor para o mundo exterior.
Braiker desenvolveu algumas dicas para ajudar as pessoas a lidar com a redução desse comportamento no trabalho. Se você é capaz de praticá-los, você deve experimentar uma melhoria notável, sem arriscar relacionamentos que você construiu com o desejo de ser útil.
Com a retomada do trabalho presencial na atual fase da pandemia, vem à tona o desafio de expressar comportamentos agradáveis nas pessoas no ambiente de trabalho. Esse pode ser um recurso para prevenir e projetar uma imagem de trabalho segura. Olhar e sentir-se autoconfiante pode gerar empoderamento positivo no trabalho. Também deve melhorar o seu desempenho, aumentar os sentimentos de autoestima e colocá-lo em um caminho para satisfazer seus objetivos de sucesso.
5 para quem tenta agradar o tempo todo no ambiente de trabalho
Dicas da Braiker:
- Seja honesto consigo mesmo e evite se vender demais para provar seu valor para um colega ou supervisor. Confie e acredite no seu próprio valor em vez de tentar agradar demais. Lembre-se que tentar agradar demais um supervisor pode sair pela culatra. Pode afetar negativamente sua visão de si e diminuir sua autoestima.
- Se você errou, só peça desculpas uma vez pelo erro. Não podemos agradar a todos o tempo todo. Somos humanos, não robôs. Quero crer que não erramos intencionalmente. Lembre-se que o crescimento pode vir de nossos erros e não se puna por eles. Costumo dizer que só erra quem faz!
- Liberte-se de compensar e se sentir responsável por erros cometidos por outras pessoas ou colegas de trabalho. No entanto, aprenda com os erros dos outros da mesma forma que você aprende com os seus.
- Controle seu impulso de antecipar as necessidades da outra pessoa ou de se oferecer para fazer o trabalho de alguém; a menos que seja solicitado a fazer. Você pode sentir que está sendo gentil e generoso, mas se não for recíproco em algum momento, poderá alimentar um sentimento de ressentimento.
- Dê um tempo antes de se envolver em atividades para poder afirmar o seu valor. Você pode não querer ser sempre aquele que está organizando o happy hour ou trazendo docinhos. Permitir que outra pessoa se envolva em ações que beneficiem você e os outros colegas ajudará você a desenvolver mais sua autoestima e confiança.
E por fim, acreditar honestamente que as pessoas querem estar com você por causa de quem você é; e não por causa do serviço e facilidades que você oferece. Isso ajudará você a construir uma base sólida para seus relacionamentos. Certamente, isso melhorará sua autoconfiança e sentimentos de amor e o levará a uma satisfação mais sustentável em sua vida.