Por que durante a transa, ou logo após, eu choro?

Há alguns motivos que podem levar ao choro durante ou logo após a transa; saiba quais são

E-mail enviado por uma leitora:

“Eu e o meu marido não temos problemas de ordem sexual. Mas não sei por que durante a transa ou depois de gozar… já aconteceu comigo de chorar… Qual pode ser a causa disso? Você pode tentar me explicar? Muito obrigada!”

Resposta: Cara leitora: o choro durante ou pós-sexo não é incomum entre muitas mulheres e até em alguns homens que também não estão imunes a isso.

Dados de um estudo conduzido na Austrália com 230 mulheres mostraram que 46% das participantes relataram já ter passado por essa experiência após o sexo.

Continua após publicidade

Quanto aos motivos do choro durante ou após a transa podemos elencar alguns, que vão desde uma maior intensidade de prazer ao sentimento de culpa em relação ao sexo, que precisam ser examinados caso a caso.

O prazer sexual intenso, um superorgasmo por exemplo, podem provocar um transbordamento de sensações tão agradáveis que levam ao choro de satisfação, como acontece em outras situações da vida, que de tão gratificantes levam ao pranto.

Também podemos pensar no fator avaliação-negativa sobre o próprio desempenho sexual na intimidade que pode gerar insegurança e medo de desapontar a parceiro(a) resultando em choro. Traumas sexuais sofridos no passado, dor ou tristeza, também devem ser considerados.

Por fim, mas não menos importantes são os fatores devidos às influências dos contextos familiar, cultural e religioso que podem desencadear culpa e lágrimas durante ou após a transa.

Continua após publicidade

Assim, seja qual for o motivo com o qual você se identifique, se há desconforto ou sofrimento, não hesite em buscar avaliação de um profissional da área médica e/ou psicológica.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual e de Casais no Instituto H.Ellis-SP; psicóloga no Ambulatório da Unidade de Medicina Sexual da Disciplina de Urologia da FMABC; Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; epecialista em Sexualidade pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana – SBRASH; autora do livro “Mulher: produto com data de validade” (ED. O Nome da Rosa) Mais informações: www.instituto-h-ellis.com.br

Continua após publicidade