Por que estar no aqui e agora, no momento presente

Ao estar no aqui agora, no momento presente, você vivencia que este é o ÚNICO momento real, não se pode experienciar passado e futuro ao mesmo tempo    

A tagarelice mental é um grande fator de ansiedade, estresse e falta de alegria. O problema é que 90% dos pensamentos que você tem diariamente são os mesmos do dia anterior. Enquanto você pensa, sente e reage igual, sua vida mantém-se a mesma.

Continua após publicidade

Se você não tiver se definido, diariamente, por uma visão do futuro, se ficar preso às memórias do passado, sem viver o presente, sua vida será previsível, sem mudanças positivas. Os pensamentos são a linguagem do cérebro. Os sentimentos são a linguagem do corpo. E, como você pensa e sente, você cria seu estado de ser, seu humor, seu bem-estar.

O pensamento comanda o seu Ser

Pensar cria sentimentos, sentir cria pensamentos e a repetição desse ciclo, com o tempo, condiciona o corpo a se tornar a mente dessa emoção, e muitas vezes, são emoções tóxicas que adoecem e tiram a paz. O corpo da pessoa fica literalmente no passado.

Você precisa mudar o modo de pensar, silenciar a tagarelice constante da mente, vencer os desafios cotidianos, superar as circunstâncias e acontecimentos, com aceitação e mente positiva.

Crie a sua realidade aqui e agora no momento presente

O mundo não reage ao que você quer. Reage ao que você é, pensa e sente. Você tem duas formas de abordar a sua vida: – como vitima ou criador da sua própria história.

Continua após publicidade

Dalai Lama disse:

– O que é o inimigo?                                                                                                                                       
– Eu mesmo.
– Minha ignorância, meu apego, meus ódios.
– Aí está realmente o inimigo.

A mente humana é muito complexa. Ela é tão criativa que quando não tem problemas, ela cria os problemas. Muitas vezes, você cria seus problemas, que não têm solução, porque somente existem na sua imaginação negativa.

Continua após publicidade

Entre os problemas que você cria, um deles é não estar no aqui e agora. Você viaja pelo tempo, para o futuro, geralmente pensando com pessimismo e, fica assombrado, com medo e ansiedade. Fica ruminando o passado, criando sofrimento inútil, relembrando as ofensas, aquilo que o machucou e o marcou.

Quando perceber que está pensando demais, não aceite seus pensamentos repetitivos, nem emoções destrutivas. Aprenda a ter foco para fazer da sua vida uma fonte de bem-estar, alegrias e não de estresse. Estar no aqui e agora é fundamental para uma mente livre e mais feliz.

No que você se foca, com energia positiva, floresce. Se você não alimentar os pensamentos negativos, aos poucos, eles vão desaparecendo. Escolha bem onde você coloca sua atenção e energia. Não perca tempo, pensando em coisas que lhe fizeram mal, no que alguém falou e lhe magoou.

Boa meditação para vivenciar estar no momento presente

Meditar significa desligar-se do ambiente. Meditar é sentar o corpo e ser superior a ele e às emoções. É não viver o futuro e encontrar o momento presente.

No livro Caminhos para a Paz interior, o monge Thich Nhat Hanh nos ensina uma prática e funcional meditação. Você pode praticá-la, de manhã ou quando quiser, na sua vida diária.

Pode sentar-se por alguns instantes, com a coluna alinhada, ombros relaxados, com olhos fechados ou abertos, enquanto pratica a respiração natural e o sorriso:

Inspirando acalmo meu corpo e mente
Expirando eu sorrio
Residindo no momento presente
Eu sei que este é o único momento.

Quando inspirar e repetir mentalmente — Inspirando acalmo o meu corpo e mente– sinta o efeito dessa frase. Sinta a inspiração tranquila, sem forçá-la, acalmando você, como se você bebesse um copo de água gelada, sentindo o frescor permear seu corpo.

Expirando eu sorrio. Ao expirar, sinta o efeito de um sorriso. Entregue-se. Deixe vir um sorriso natural. Sem julgamentos. Sem se reprimir. Sinta como um sorriso pode relaxar centenas de músculos de sua face e pode relaxar seu sistema nervoso. Seja você mesmo e deleite–se sorrindo.

Residindo no momento presente. Inspire, e, enquanto estiver repetindo essa frase, procure não pensar em outro lugar, nem no futuro, nem no passado. Fique sentado onde está. Nossa tendência é nos transportar para o futuro ou para o passado em vez de nos estabelecer no agora. Nossa tendência é adiar a vida, sabe-se lá quando. Por isso, a técnica é ser no momento presente, é estar consciente do aqui e agora. 

O único momento de estarmos vivos é no presente momento

Eu sei que este é o único momento. Expire e sinta que este é o único momento que é real. Estar no aqui e agora, desfrutar o momento presente é a nossa mais importante tarefa. Acalmando, sorrindo, momento presente, único momento.

Espero que você pratique. Mesmo nas dificuldades, mesmo sendo difícil sorrir, é preciso sorrir. Quando sentamos tranquilamente, respirando e sorrindo, em plena consciência, estamos sendo nós mesmos, e temos soberania sobre nossa mente, nosso corpo, sobre nós.  É com a nossa capacidade de sorrir, respirar e estar tranquilos que podemos fazer paz.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Faça sua paz! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.