Por que nos apegamos às crenças?

Para evoluir, você precisa rever suas crenças, assumir a sua autonomia, confiar no seu próprio poder e não se deixar levar por crenças do passado. Entenda por que as crenças são um instrumento de manipulação social.

Temos visto que o sentido de nos apegarmos a crenças, é o de nos sentirmos seguros. Nossa Criança acredita que se mantendo fiel a elas, estará protegida de qualquer adversidade, principalmente de ser excluída e sentir-se abandonada. Ela não confia em si mesma, não reconhece seu Protetor interno e passa a seguir, cegamente, o que vem de fora.

Por que as crenças são um instrumento de manipulação social

Regras, Leis, Costumes e Dogmas são convenções que visam manter a ordem e os valores pertinentes a cada momento. E partem de filosofias aceitas pela sociedade contemporânea, mas muitas vezes mantêm-se herméticas, rígidas, para não correr o risco de serem questionadas e quem sabe se destituírem de um poder. Sim, também existe uma necessidade de garantir a segurança dessas Instâncias.

Porém, a humanidade como um todo está em constante evolução, em movimento, como tudo na Natureza da qual somos parte. Isso não pode ser ignorado.

Ser fiel às mensagens que vêm de fora, faz com que a Criança deixe de pensar por si própria, reavalie seus valores a partir de novas informações e experiências e possa viver no único momento existente: o Hoje.

Só no presente posso usar minha criatividade, exercer meu próprio poder de escolha e meu discernimento para que, com bom senso, possa decidir o que é melhor para mim e para o todo do qual faço parte. Isto é Evolução.

Continua após publicidade

Enquanto me deixar levar pelas crenças adquiridas no passado, corro o risco de me prejudicar, e aí sim, deixar de existir como indivíduo que sou.

Assuma sua autonomia. Confie no seu próprio poder e trilhe seu caminho no seu próprio ritmo.
Esta é uma chave para encontrar harmonia em sua vida!

Faz psicoterapia para adolescentes, adultos e casais. Leciona Curso Básico de Análise Transacional (duração de 12 horas). Coaching (life-coaching e equipes. Realiza supervisão de profissionais ligados à educação (Lar Sírio Pró Infância). Faz palestras diversas sobre temas de autoconhecimento. Criação e Condução de workshops de desenvolvimento. Preparo e Acompanhamento de grupos à Comunidade de Findhorn. “Acredito que a melhor maneira de evoluir é compartilhar experiências.”