Mulheres surtadas: é interessante o fato de você descrever todas as suas ‘ex’ com essa mesma característica. Bem… vamos tentar entender isso?
E-mail enviado por um leitor:
“Sempre depois que termino um relacionamento o rastro que fica é que as “ex” que passaram pela minha vida são meio loucas. Isso no sentido de serem surtadas, malucas, possessivas, exageradas, controladoras… Mas… será que eu posso ter contribuído para esse comportamento neurótico? Enfim, como posso lidar com isso?”
Resposta: Mulheres, em geral, externam mais seus sentimentos do que homens. Assim, homens que, por exemplo, não tiveram irmãs, e portanto, não tiveram a oportunidade de conviver desde pequenos com mulheres, e acostumar-se com sua forma de lidar com sentimentos, podem, quando começam a se relacionar amorosamente, estranhá-las e identificá-las como exageradas, loucas, surtadas etc. Mesmo que esse não seja o seu caso, é importante entender essa diferença relacionada à expressão de sentimentos entre homens e mulheres.
É interessante o fato de você descrever todas as suas ex com as mesmas características… Será que o fato de você enxergar em diferentes mulheres características tão parecidas não pode sinalizar que você, talvez, não tenha conseguido individualizá-las? Será que elas não se sentiram especiais para você e por isso surtaram?
Mulheres surtadas no relacionamento: por que isso acontece?
Sim, vale a pena tentar entender por que uma mulher surta num relacionamento. Ou melhor, por que todas as mulheres surtam quando se relacionam com você. Ou ainda: por que você enxerga todas as mulheres como surtadas.
Vamos pensar, em primeiro lugar, sobre suas escolhas amorosas. É possível que você tenha uma tendência a escolher mulheres mais viscerais, que, num primeiro momento, podem passar a impressão de serem divertidas, dinâmicas e mobilizadoras. Mas essas mulheres, em geral, também são exigentes e não muito tolerantes a frustrações. Logo ficam bravas quando sentem que dão muito e recebem pouco. Então, o problema pode estar na escolha através de uma primeira impressão que não traduz tudo o que aquela mulher é na realidade.
Pode ser, como você mesmo se questiona, que você faça alguma coisa que provoque nas mulheres esse tipo de reação. Como já foi mencionado, mulheres são difíceis de entender. Têm sentimentos bastante complexos, bastante ambíguos e mudam de ideia constantemente. Alguns homens não conseguem captar essa complexidade e podem, como foi dito, ficarem perdidos sem saber como agradá-las. E na tentativa de agradar, acabam, paradoxalmente, por frustrá-las cada vez mais.
É possível ainda que suas expectativas sobre uma relação homem-mulher estejam fora do que esse tipo de relacionamento pode oferecer. A relação amorosa, diferentemente da relação de amizade, tende a ser uma relação que envolve poder, negociação, conciliação de objetivos etc.
Como funciona a relação entre um homem e uma mulher
Muitas vezes a expectativa de um homem ao se relacionar amorosamente é viver bons momentos parecidos com os da roda de bar entre amigos, onde tudo é diversão, interesses em comum, pensamentos parecidos. Não é bem assim. É importante que se entenda o que é uma relação amorosa com todas as suas nuances, seus desafios, seus incômodos e suas compensações. Assim, é importante saber como impedir que pequenas diferenças entre homem e mulher transformem a relação numa guerra onde cada um se sinta dono da verdade absoluta. Assim, é importante respeitar diferenças e encontrar objetivos em comum pelos quais se empenhar.
Baseado nessas reflexões tente entender no que seus comportamentos podem ter influenciado ou provocado em suas parceiras as reações que acabaram por inviabilizar o relacionamento. Sim, porque de nada vai adiantar ficar tentando apenas saber de quem é a culpa. E você só vai poder mudar os seus próprios comportamentos, não os de suas parceiras.
Diferenças de gênero no expressar e no agir
Enfim, mulheres e homens agem e se expressam de forma diferente. Mas quando resolvem conviver têm que entender que o relacionamento só sobreviverá se jogarem no mesmo time; que são parceiros, apesar das diferenças; e que nenhum é melhor ou pior do que o outro pela forma que expressa suas emoções.
Muitas vezes a mulher é uma megera a ser domada, como dizia Shakespeare em uma de suas peças. E o melhor instrumento para domá-la é o genuíno interesse do homem em penetrar sua alma, não apenas seu corpo.
Quando um relacionamento dá certo, o mérito é de ambos. Quando fracassa a responsabilidade também diz respeito aos dois.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.