Carma significa ação

Por Emilce Shrividya Starling

Cada pessoa acumulou méritos diferentes, como para ser bonita, rica, saudável, inteligente, ser feliz no amor etc. E todos têm um carma individual diferente.  Não existe nada por acaso. Não existe sorte, pois a sorte é a consequência das ações cometidas na parte anterior desta vida ou em uma vida passada.

Continua após publicidade

A Lei do Karma é um exemplo da Lei de causa e efeito, segundo a qual todas as nossas ações de corpo, fala e mente são causas; e todas as nossas experiências são os seus efeitos.

É importante perceber que a intenção que motiva a ação é tão importante na formação do carma quanto a própria ação.  Como, por exemplo: se eu ajudar uma pessoa com a intenção de mostrar isto aos outros, acumulo menos méritos positivos do que se eu a ajudasse orientada pela compaixão.

Pensamentos, intenções, ações e palavras são como sementes plantadas no terreno fértil da nossa mente. Momento a momento plantamos sementes de causalidades potentes com o nosso corpo, fala e mente. Quando nosso carma amadurecer, teremos de lidar com as consequências das coisas que plantamos.

Nosso problema é que, apesar de sermos responsáveis por aquilo de ruim que semeamos, esquecemos que lançamos aquelas sementes e, quando elas amadurecem, jogamos a responsabilidade fora de nós, culpando pessoas ou circunstâncias ou simplesmente pensando: “Por que isto aconteceu comigo? Não fiz nada para merecer isto!”

Continua após publicidade

Não podemos ter a tendência de culpar o carma por tudo e assim isentar a nossa responsabilidade ou iniciativa pessoal. Não devemos nos tornar passivos e nem fatalistas achando que não há solução e que não temos escolhas.

Precisamos compreender corretamente o conceito de carma que significa ação. É a nossa própria ação cometida no passado. Está em nossas mãos, no momento presente, o tipo de futuro que teremos. O futuro será determinado pelo tipo de iniciativa que tivermos agora. Temos escolhas e depende de nós sermos mais felizes ou não.

Deste modo, o carma é bem diferente de conformismo, resignação, passividade e castigo.  É um processo em movimento e cada indivíduo tem um importante papel na determinação do curso desse processo cármico.

Continua após publicidade

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

Qual o primeiro passo para se libertar do carma negativo? – clique aqui