DESTAQUES

Carma significa ação

Emilce Shrividya Starling 08/08/2018 AUTOCONHECIMENTO
Carma significa ação
Fonte: imagem Pixabay
Não podemos ter a tendência de culpar o carma por tudo e assim isentar a nossa responsabilidade

Por Emilce Shrividya Starling

Cada pessoa acumulou méritos diferentes, como para ser bonita, rica, saudável, inteligente, ser feliz no amor etc. E todos têm um carma individual diferente.  Não existe nada por acaso. Não existe sorte, pois a sorte é a consequência das ações cometidas na parte anterior desta vida ou em uma vida passada.

A Lei do Karma é um exemplo da Lei de causa e efeito, segundo a qual todas as nossas ações de corpo, fala e mente são causas; e todas as nossas experiências são os seus efeitos.

É importante perceber que a intenção que motiva a ação é tão importante na formação do carma quanto a própria ação.  Como, por exemplo: se eu ajudar uma pessoa com a intenção de mostrar isto aos outros, acumulo menos méritos positivos do que se eu a ajudasse orientada pela compaixão.

Pensamentos, intenções, ações e palavras são como sementes plantadas no terreno fértil da nossa mente. Momento a momento plantamos sementes de causalidades potentes com o nosso corpo, fala e mente. Quando nosso carma amadurecer, teremos de lidar com as consequências das coisas que plantamos.

Nosso problema é que, apesar de sermos responsáveis por aquilo de ruim que semeamos, esquecemos que lançamos aquelas sementes e, quando elas amadurecem, jogamos a responsabilidade fora de nós, culpando pessoas ou circunstâncias ou simplesmente pensando: “Por que isto aconteceu comigo? Não fiz nada para merecer isto!”

Não podemos ter a tendência de culpar o carma por tudo e assim isentar a nossa responsabilidade ou iniciativa pessoal. Não devemos nos tornar passivos e nem fatalistas achando que não há solução e que não temos escolhas.

Precisamos compreender corretamente o conceito de carma que significa ação. É a nossa própria ação cometida no passado. Está em nossas mãos, no momento presente, o tipo de futuro que teremos. O futuro será determinado pelo tipo de iniciativa que tivermos agora. Temos escolhas e depende de nós sermos mais felizes ou não.

Deste modo, o carma é bem diferente de conformismo, resignação, passividade e castigo.  É um processo em movimento e cada indivíduo tem um importante papel na determinação do curso desse processo cármico.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

Qual o primeiro passo para se libertar do carma negativo? - clique aqui




TAGS :

    como, libertar, carma, karma, negativo

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.