Por que escrever 20 nomes de pessoas que lhe ajudaram e ajudam

Por Emilce Shrividya Starling

Você já pensou em quantas pessoas já lhe ajudaram até hoje? Desde que nasceu e em toda sua caminhada?

Continua após publicidade

Pare um pouco agora, e escreva 20 nomes de pessoas que lhe ajudaram e ajudam.

Esse é um bom exercício de contemplação que proporciona uma oportunidade de relembrar inúmeras dádivas com que você já foi contemplado ao longo de sua vida. É uma experiência de reconhecimento e gratidão.

Agora agradeça a todas elas com um sentimento profundo.

Conte suas bênçãos e relembre de tantas pessoas, já até esquecidas, que somaram muito em sua vida.

Continua após publicidade

A gratidão purifica o coração, traz alegria e leveza à mente.

Agora escreva o nome de pessoas que tiram sua energia de certa forma. Pessoas que geram algum desconforto em você ou que você tem mágoas. Podem estar perto ou não. Alguém que não está de acordo com seu comportamento ou seu modo de agir e pensar.

Contemple o que sente. Faça essa reflexão, sem julgamento, sem conflito, apenas lembre-se das pessoas que tiram seu centro de paz.

Continua após publicidade

Agora, feche os olhos e reflita que, mesmo assim, elas são seus mestres, pois lhe ensinam a paciência, a compreensão, a tolerância.

Muitas vezes é nosso Karma conviver com elas e não podemos evitá-las. Temos que aprender a perdoar, compreender, inclusive não querer mudá-las.

Sempre o amor e o perdão vencem quando entendemos nosso Karma e o porquê dessa pessoa ser da nossa família ou precisarmos conviver por algum motivo. Ninguém se encontra por acaso.

Temos que aprender a não agir como aquelas que não são corretas e por isso nos incomodam.

Já outras pessoas que tiram nossa energia, que são muito diferentes de nós, e, portanto, são de difícil convívio, podemos escolher conviver ou não com elas. Muitas vezes, temos escolhas. Podemos selecionar nossos relacionamentos, e enquanto possível for, dosar a intensidade de convívio.

Mas, por exemplo, nossos pais, irmãos e irmãs, parentes próximos ou até mesmo cônjuges ou chefes são nosso Karma. Cada pessoa tem que saber o qual o seu Karma e o que veio fazer nesse planeta.  

A Filosofia do Yoga nos ensina a descobrir pelo menos uma qualidade nas pessoas que temos dificuldade em conviver ou perdoar.

Em vez de guardar mágoas, ressentimentos, liberte-se desejando que sejam felizes prósperas e saudáveis.  E, deixe que elas sigam o caminho delas, sem querer mudá-las.

Desenvolva aceitação e paciência. Ao desejar que elas sejam felizes, o Karma diminui ou acaba. Você pode até não vê-las ou conviver pouco com elas.

Isso é seguir o outro lado do Karma, seguir o Dharma, que é o desenvolvimento de virtudes como compaixão, bondade, perdão, generosidade, solidariedade, caridade, compreensão.

Quando você compreender a lei do Dharma, a Lei da Luz, das virtudes e do correto dever, você se libertará e será mais livre e feliz.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz.