DESTAQUES

Como lidar com meu enteado mal-educado?

Blenda de Oliveira 29/06/2017 PSICOLOGIA
Como lidar com meu enteado mal-educado?
Fonte: imagem Pixabay
Uma criança, por si só, não tem o poder de acabar um casamento

por Blenda de Oliveira   

Depoimento de uma leitora:

"Meu enteado tem 6 anos e vem passar férias conosco, mas nem o pai nem eu o aguentamos. Ele não tem rotina para dormir e nem para comer; é mal-educado e grita com o pai e comigo. Ele é criado pelos avós maternos, e pelo que percebi, não souberam impor regras. Eu como madrasta não posso intervir muito, mas sei que se ele vier morar conosco, nosso casamento não irá adiante. Por favor, me dê uma orientação."

Resposta: Seria interessante que você e seu marido estivessem acordados em não manter, com seu enteado, a situação de não limite.

Se vocês estão juntos vocês devem ter a autoridade compartilhada. Claro, que isso deve se dado uma forma gradual, já que não conseguirão mudar de um momento para o outro.

Vocês sofrem mas, com certeza, a criança sofre muito. Uma criança sem limites não é uma criança cuidada. Se ele tem o pai, tem alguém que pode e deve cuidar. Desistir do filho e atribuir à criança a culpa pela falta de limites me parece injusto e negligente com a criança.

Uma criança, por si só, não tem o poder de acabar um casamento. É a presença de uma autoridade firme, amorosa e cuidadosa que dá o tom para a criança. Quem é responsável por isso são os adultos.

Sugiro que conversem e entrem em um acordo de como agir com seu enteado e, claro, que não tenham divergências sérias. Você não é a mãe, mas poderá ajudar muito, desde que seu marido concorde e se empenhe também.

Crianças respondem bem aos cuidados amorosos, a firmeza e aos limites quando bem colocados e coerentes. No caso dele, pode levar um tempo, mas há muitas chances. Ele tem só 6 anos!

Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    enteado, birra, mal, educado

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Amor: você considera sua relação frágil?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.