O propósito da vida reside na dádiva do momento presente. Por que não se aprofundar mais e mais nessa coisa chamada “vida”? Talvez no centro mais profundo você irá saber a resposta. Mas a resposta vem de uma tal maneira que ela não pode ser expressada.” – Osho.
Desde cedo somos condicionados a estabelecer metas a serem alcançadas. Dizem-nos que esta atitude é o que nos mantêm motivados a lutar e a superar obstáculos. Isso é verdadeiro até certo ponto. Embora seja importante ter objetivos que garantam nossa sobrevivência, o fato é que corremos o risco de ficar tão obcecados pelo objetivo em si, que nos esquecemos de desfrutar da jornada.
A principal consequência dessa atitude é viver o tempo todo com a atenção no futuro, no que desejamos conquistar, e perder a dádiva do momento presente.
O propósito da vida acontece no agora
Se conseguirmos manter o foco no agora, perceberemos que muitas oportunidades de vivenciar paz e alegria podem ser perdidas, porque insistimos em focar toda a nossa energia no que ainda virá.
As mudanças inesperadas de rota, as situações não programadas, constituem o chamado da existência para que atentemos ao seu verdadeiro propósito, que consiste em apenas e tão somente, viver o presente.
Isso significa mergulhar profundamente em cada experiência, com toda a intensidade de que formos capazes. Este é o único caminho para que, independente da natureza da circunstância, ela seja uma oportunidade de amadurecimento, evolução e crescimento espiritual.
“ A vida é um mistério. Não existe qualquer porquê, qualquer propósito, qualquer razão. Ela está simplesmente aqui. Aproveite-a ou abandone-a, mas ela está simplesmente aqui. E estando ela aqui, por que não aproveitá-la?