O uso de suplementos alimentares é de fato uma necessidade? Ou só em casos específicos?
Usar suplementos de vitaminas, minerais… sempre é necessário? Essa é uma discussão antiga, mas minha resposta quando sou questionada sobre isso é: primeiro vamos organizar a alimentação? E se houver possibilidade de exames de sangue ou se o paciente já tiver, ótimo!
Depois dessas etapas, análise da alimentação e exames, pondera-se a necessidade ou não da suplementação. Isso porque as vitaminas, minerais, antioxidantes… estão em abundância nos alimentos e em uma sinergia incrível que ajuda muito no aproveitamento pelo organismo.
Junto às vitaminas, minerais e antioxidantes, as fibras terão papel importante em manter a flora intestinal saudável com a possibilidade de aproveitar da melhor forma possível os nutrientes.
Quando devemos usar suplementos alimentares?
Mas quando a suplementação é indicada? Num cruzamento de informações com a história do paciente, sinais e sintomas, e exame bioquímico ela pode fazer todo sentido e ser necessária sim.
As dosagens no sangue podem revelar uma anemia, deficiência de vitamina B12 ou D, por exemplo, onde a suplementação pode ser uma forma mais rápida para repor os estoques e trazendo bem-estar ao indivíduo.
Mas antes de pensar numa cápsula de vitamina C, coma uma tangerina, laranja, goiaba… Essas frutas garantem bem a necessidade diária de vitamina C. E caso já tome cápsulas, procure um profissional nutricionista para avaliar a alimentação e a real necessidade do uso. Até a próxima!