Relação saudável com o dinheiro: como ensiná-la aos filhos?

Hoje, muitas escolas oferecem um programa chamado Educação Financeira para ensinar aos filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro

E-mail enviado por um leitor:

“Meu filhos ainda são crianças. Hoje vivemos em uma sociedade tão materialista, consumista e individualista. Como educar meus filhos de 5 e 7 anos para que eles tenham uma relação saudável e tranquila com o dinheiro, sem apego ou mesmo avareza. Este pai ficará muito agradecido se puder ser orientado.”

Resposta: Hoje as crianças são orientadas desde muito pequenas a usar o dinheiro, isso se chama “educação financeira”.

Continua após publicidade

Relação saudável com o dinheiro: como ensiná-la aos filhos?

Muitas escolas oferecem esse programa de educação financeira. Mas a melhor maneira de ensinar aos seus filhos, é através do exemplo dos pais. Mostre como gastar o dinheiro de maneira inteligente. Mesmo o cartão de crédito, não deixe chegar no limite. Se precisar gastar acima do limite, explique o motivo. Gaste com responsabilidade.

Você tem razão em relação à sociedade materialista em que vivemos. Mas a pandemia mostrou aos adultos e às crianças que podemos gastar o dinheiro com mais responsabilidade e sem a necessidade de comprar tanto. Isso ocorreu porque muita gente perdeu dinheiro, houve perda de emprego e redução de salário.

Faça do gasto do dinheiro uma conversa do dia a dia da sua família. Se precisar pedir dinheiro emprestado, mostre aos seus filhos a necessidade desse gasto.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.