Hoje, muitas escolas oferecem um programa chamado Educação Financeira para ensinar aos filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro
E-mail enviado por um leitor:
“Meu filhos ainda são crianças. Hoje vivemos em uma sociedade tão materialista, consumista e individualista. Como educar meus filhos de 5 e 7 anos para que eles tenham uma relação saudável e tranquila com o dinheiro, sem apego ou mesmo avareza. Este pai ficará muito agradecido se puder ser orientado.”
Resposta: Hoje as crianças são orientadas desde muito pequenas a usar o dinheiro, isso se chama “educação financeira”.
Relação saudável com o dinheiro: como ensiná-la aos filhos?
Muitas escolas oferecem esse programa de educação financeira. Mas a melhor maneira de ensinar aos seus filhos, é através do exemplo dos pais. Mostre como gastar o dinheiro de maneira inteligente. Mesmo o cartão de crédito, não deixe chegar no limite. Se precisar gastar acima do limite, explique o motivo. Gaste com responsabilidade.
Você tem razão em relação à sociedade materialista em que vivemos. Mas a pandemia mostrou aos adultos e às crianças que podemos gastar o dinheiro com mais responsabilidade e sem a necessidade de comprar tanto. Isso ocorreu porque muita gente perdeu dinheiro, houve perda de emprego e redução de salário.
Faça do gasto do dinheiro uma conversa do dia a dia da sua família. Se precisar pedir dinheiro emprestado, mostre aos seus filhos a necessidade desse gasto.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.