por Roberto Santos
"Estou em busca de um novo emprego que saiba valorizar o profissional, pois me valorizo como pessoa e como profissional. Em alguns sites de empresas é solicitado enviar uma carta de apresentação. Como devo escrevê-la, sem parecer técnica ou pessoal demais?"
Resposta: Parabéns por você saber se valorizar pessoal e profissionalmente e por querer buscar uma oportunidade compatível com esse valor. Embora essa medida de compatibilidade não seja muito fácil de se conseguir, ela é essencial para nossa realização como pessoa e como profissional.
Não acredito muito em regras sobre cartas de apresentação, entrevistas e coisas do tipo. Também refuto a padronização ou pasteurização de informações desse tipo, pois cada empresa ou oportunidade de emprego que você estiver considerando terá uma peculiariedade que deverá ser considerada para melhores resultados.
Em linhas gerais, uma carta desse tipo deve complementar seu currículo e não repeti-lo, deve ser concisa para que o leitor não se desanime antes de abrir seu CV, deve trazer três parágrafos basicamente:
(1) seu interesse em participar do processo relacionado a sua meta de carreira;
(2) como sua bagagem se coaduna com a oportunidade em questão
(3) resumo de porque você pode ser uma opção interessante para ser considerado numa entrevista pessoal.
Uma recomendação expressa complementar – se você dá aquelas escorregadas na gramática e ortografia, não se envergonhe de consultar o dicionário, os livros da escola ou um colega que é bom de português. Nada mais desanimador do que ver um lindo papel vergê de 90 gramas borrado com erros crassos de nosso pobre idioma. Sucesso!