Segunda sem carne: que tal aderir?

“Segunda Sem Carne”: você já ouviu falar nessa campanha? Trata-se de uma iniciativa mundial, está em mais de 40 países, e é apoiada por personalidades e associações. Entre elas, Paul McCartney que já a divulgou em uma de suas turnês.

Aqui no Brasil, ela é divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV) e tem como objetivo chamar a atenção para o consumo elevado de proteína animal e seus impactos tanto na saúde quando ao meio ambiente, além de incentivar o consumo de proteínas vegetais.

Continua após publicidade

Segunda sem carne no almoço ou janta

Já é sabido que a ingestão excessiva de proteínas animais, principalmente carne vermelha, é um fator de risco para doenças como câncer, doenças cardíacas, diverticulite… e que para ela chegar no seu prato o gasto de água e energia é enorme, onerando o meio ambiente. Por isso, que tal escolher almoço ou jantar durante a semana para fazer uma experiência?

Ao invés do bife, uma salada de grão-de-bico com vegetais ou um prato caprichado de arroz e feijão bem temperado com vegetais? Esse prato é rico em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes. O organismo e o planeta agradecem!

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br