Skinimalism: você sabe o que é?

Skinimalism é um termo utilizado para designar essa vontade de minimizar o uso de muitos produtos para a rotina cosmética

Vivemos um tempo veloz, todos com muitas obrigações, pressão crescente e desajustes em relação às tarefas e o tempo para descanso. Mindfulness e técnicas de relaxamento com a busca pela harmonia tomaram conta das conversas entre pessoas de todos os lugares, idades e condições sociais.

O planeta anda estressado demais! Com esse cenário, os consumidores hoje procuram produtos mais simples e tradicionais, ingredientes naturais, receitas ancestrais de beleza. Tudo isso para conseguir uma rotina de cuidados mais fácil, mais leve, menos complicada.

Os três passos básicos – limpar, tonificar e hidratar-, que desde a década de 1960 ficaram consagrados como regra, foram ao longo dos anos ganhando mais passos onde a rotina diária e semanal foram agregados com cuidados para a área dos olhos, lábios e pescoço.

As texturas também se sofisticaram com a entrada dos séruns, mousses, elixires, máscaras, brumas, mists e mais muitas outras formas cosméticas. As coreanas abalaram o mundo a uma década ao mostrar que durante um único dia chegavam a 12 etapas sequenciais de cuidados.

Mas o mundo mudou, o tempo escasseou e o ser humano entendeu que precisa descomplicar!

Skinimalism: você sabe o que é?

Skinimalism foi o termo que apareceu primeiro para designar essa vontade de minimizar o uso de muitos produtos para a rotina cosmética.

Para começar, os três passos se tornaram apenas dois: limpar com a função de equilibrar e hidratar com a missão de tratar. Os produtos se tornaram multifuncionais, as fórmulas estão mais inteligentes.

A biotecnologia invadiu os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e mostraram que as plantas já resolveram todos os problemas do planeta, pois a bem mais de 420 milhões de anos dão conta dos efeitos danosos, que vão desde a escassez ou fartura de água, o excesso ou falta de sol, a infestação por microorganismos patogênicos e a atração de insetos polinizadores. E tudo isso sem sair do lugar. Então esse olhar para a fitocosmetologia, é a saída para preencher as expectativas do consumidor quanto em relação à busca por ingredientes naturais e funcionais – a segurança e a performance.

Agora quando você for comprar seus produtos para cuidados pessoais, preste atenção aos ingredientes, aos benefícios apontados pelo produto, aos testes de comprovação, ao sensorial oferecido pelo produto. Compre menos itens, mas compre com conhecimento, e assim, obtenha mais e melhores resultados. E contribua para gerar menos lixo residual para nosso planeta.

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É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br