Da Redação
Com o objetivo de auxiliar alunos a desenvolverem a leitura de maneira crítica, criativa e autônoma de textos, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura (Pecom).
Serão oferecidas 40 vagas preferencialmente destinadas aos estudantes dos cursos de licenciaturas e aos alunos que recebem bolsa ou algum tipo de apoio estudantil, no entanto, o programa pode ser estendido para os demais estudantes. As inscrições já estão abertas e vão até 10 agosto.
O projeto será ministrado nas quintas-feiras, das 17 às 19h, no prédio novo da Faculdade de Educação (Faced), de 16 de agosto a 11 de outubro. O Pecom foi desenvolvido por uma psicóloga e por uma pedagoga da Proae, Camila Menezes Ferreira Guerreiro e Franciene Aparecida da Silveira, respectivamente.
De acordo com Franciene, o projeto foi pensado a partir de um levantamento que apontou que 14% dos alunos dos cursos de ciências humanas têm baixo rendimento acadêmico. “Nós percebemos que os alunos encontram muitas dificuldades na leitura e interpretação de textos acadêmicos. Alguns alunos entram na universidade com a mentalidade do ensino médio, só que estudar na universidade é diferente. A ideia do projeto é trabalhar de forma que os alunos tenham facilidade para entender os textos acadêmicos”.
Ainda de acordo com a pedagoga, a proposta é que o programa seja desenvolvido de acordo com as necessidades dos alunos. “Cada encontro terá um exercício prático que o estudante vai desenvolver. À medida que a turma for apresentando suas dificuldades, nós vamos oferecendo ferramentas que serão utilizadas. Temos como proposta levar cada aluno a discutir e pensar como estudar, ler e como aprender”, explica.
A psicóloga Camila destaca que todo o método foi baseado na literatura científica de pesquisas disponíveis sobre estratégias cognitivas e metacognitivas. “A cognição está relacionada à aquisição de conhecimento e a metacognição refere-se à conscientização dos alunos sobre os seus próprios conhecimentos, sobre a capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender”.
Projeto pode auxiliar parte psicológica dos alunos
Para as pesquisadoras, o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura pode contribuir para a melhoria psíquica dos alunos, evitando a evasão acadêmica. “Quando se fala em saúde mental, as pessoas tendem a fragmentar a questão, relacionando o assunto somente ao psicólogo e ao psiquiatra. No entanto, a saúde mental é uma construção complexa, pois envolve todo o indivíduo. Ou seja, se o aluno não está aprendendo, é suscetível a abandonar o curso”, analisa Camila Menezes.
A psicóloga aponta os resultados positivos que o projeto pode trazer aos participantes. “Esse projeto pode auxiliar na vida acadêmica, pessoal e profissional, porque o hábito da leitura faz parte da nossa vida. Então, o projeto pode causar impactos em todas as áreas da vida de quem participar.”
Mais informações: (32) 2102-3777 – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil