Terminar namoro por causa de sonhos diferentes   

Se terminar um namoro por causa de sonhos diferentes, pode ficar um vazio, embora se ganhe liberdade para viver a vida; saiba como lidar…   

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Terminei um namoro de 5 anos. A razão foi que nossos, sonhos, objetivos  e expectativas não se alinhavam mais. Mas estou me sentindo muito triste e me sinto muito desequilibrada emocionalmente. A dor é enorme, não consigo ser eu. Achei que com o término do namoro, iria me sentir mais livre e aliviada para poder voltar a ser eu. Mas isso não aconteceu. Qualquer ajuda ou conselho que puder me dar, fico muito agradecida. ”     

Resposta: Pois é… você ganhou a liberdade mas perdeu o sonho; o sonho de construir uma vida com outra pessoa se foi. Ficou um vazio. Pelo menos neste momento.

Terminar um namoro, mesmo por causa de sonhos diferentes, sempre dói

Terminar um relacionamento sempre dói. Por mais que você esteja decidida, sabendo que não era isso que você queria, ver projetos em comum descendo ladeira abaixo, sempre traz um desconforto; sempre vem aquela dúvida: será que eu fiz a coisa certa?   

Bem, se você tomou sua decisão, o melhor a fazer é tentar, aos poucos, reencontrar-se consigo mesma. Afinal, era isso que você queria, não é? Certamente, esse encontro não acontecerá de um dia para o outro. Você namorou por cinco anos. Não foram dias, nem semanas nem meses. Foram anos. Criaram-se hábitos, trocaram -se afetos, ficaram para trás bons momentos.

Afinal, muita coisa boa deve ter acontecido em um namoro que durou tanto tempo. Nesse sentido, seria estranho você não sentir-se vazia por uns tempos até conseguir reencontrar-se para depois encontrar outra pessoa com quem possa construir novos sonhos.
     
Neste momento, é importante que você reavalie suas expectativas sobre relacionamentos amorosos. Afinal, você teve uma experiência de namoro bem longa que, provavelmente, mostrou a você que num relacionamento real nem tudo corre sempre como a gente quer. Se esse namorado não correspondeu às suas expectativas, é importante você repensá-las também; avaliar se o que você espera existe na vida real.

É preciso trocar sonhos individuais por sonhos a dois

Às vezes esquecemos que ao compartilhar uma vida, somos obrigados a abrir mão de muita coisa; somos obrigados a ceder muito mais do que imaginávamos; somos obrigados, muitas vezes, a trocar nossos sonhos individuais por sonhos a dois, o que implica numa remodelagem desses sonhos. Assim, é importante que você entenda do que está disposta a abrir mão e do que não está.   

Continua após publicidade

Feita essa reavaliação, aproveite sua liberdade para fazer o que gosta. Esse é o momento ideal para isso. Porque, no momento em que outra pessoa entrar na sua vida, essa liberdade tenderá a ser mais restrita. Seja essa pessoa quem for.     

Existe ainda a possibilidade de, passado algum tempo, você querer retomar o relacionamento. Isso acontece com bastante frequência. Se você concluir que se precipitou, que não avaliou a fundo a relação como um todo, que tomou sua decisão apenas baseada em maus momentos, não hesite em conversar com seu ex e explicar a ele o que sente. Se ele ainda estiver disposto, é claro.   

Mas se você entender que o término era necessário, assuma e vire a página. Certamente, você ter conseguido levar um relacionamento amoroso por cinco anos sinaliza que você têm condições de construir relações profundas com alguém. E a experiência ajudará você a reconhecer acertos e erros e entrar mais fortalecida num próximo relacionamento. Que virá se você assim o quiser.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento

Continua após publicidade

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.