Vitaminas e fitoterápicos podem ser consumidos por conta própria?      

Entenda por que suplementos como vitaminas e fitoterápicos não devem ser consumidos sem a orientação de um nutricionista ou médico         

Hoje vou falar sobre suplementação. Você é daqueles que passa na farmácia ou pega uma dica com algum amigo que determinado suplemento faz bem ou é milagreiro? Aí que mora perigo. Nenhum tipo de suplemento deve ser ingerido sem indicação de nutricionista ou médico.

Primeiro, alguns tipos como vitamina D e ferro, vão acumulando no organismo e podem trazem prejuízos à saúde como calcificações, falência renal ou aumento de inflamação, respectivamente. Outro caso é, devido à falta de um olhar profissional, a pessoa tomar uma dose abaixo do recomendado, o que acaba funcionando quase como um placebo devido à subdose.

No caso de compostos fitoterápicos o cuidado deve ser redobrado, pois podem trazer problemas hepáticos, se consumidos em dosagem e por um período não indicado.

Então, meu conselho é: nunca tome nada, sem indicação do seu nutricionista ou médico. Não é por ser vitamina, mineral ou fitoterápico, que se torna liberado e seguro para todos.

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br

Continua após publicidade