Como saber se meu relacionamento chegou numa temperatura em que há necessidade de buscar ajuda especializada para poder baixar a fervura?
Em tempos de convivência intensa nessa pandemia, os casais passaram a lidar com uma realidade diferente, que reverbera na interação do par.
Assim, uma parcela dos casais atravessa dificuldades em seus relacionamentos, ou por não terem observado divergências que já existiam, ou por terem sido evidenciadas só agora com a maior convivência.
Decerto, muitos casais resistem em buscar uma psicoterapia com um terapeuta de casais, que poderia orientar no enfrentamento desses conflitos.
Mas como saber se meu relacionamento chegou numa temperatura em que há necessidade de buscar ajuda especializada para poder baixar a fervura?
5 sinais podem indicar se um casal precisa de terapia:
1º Comunicação
Quando vocês perceberem que o diálogo ou o entendimento não acontece, este é um indicador claro de que vocês precisam rever a postura de como estão se comunicando.
2º Reatividade
Como cada um reage frente às manifestações do outro, se de forma tranquila e receptiva, ou com irritação e sem interesse.
3º Interação
Brigas são comuns em relações estáveis e longas. No entanto, um bom relacionamento depende de uma interação que tenha qualidade e satisfação. Se essa interação não ocorrer, isso pode levar ao distanciamento entre ambos.
4º Envolvimento
Na vida a dois não basta estar junto. Assim, é importante que compartilhem aspectos importantes do cotidiano e sintam-se envolvidos um com o outro.
5º Temperamento
Em relação ao temperamento, é o quanto cada um se dispõe ao outro (com naturalidade e sem se exaurir), com paciência e tolerância, diante das diferenças e necessidades do outro, isso minimiza os conflitos.
No dia a dia corrido, por vezes, deixamos passar sinais que poderiam nos ajudar a evitar circunstâncias difíceis e até insuportáveis no relacionamento.
Caso vocês estejam sentindo dificuldade para manejar, sozinhos, os cinco sinais mencionados acima, a terapia de casal poderá auxiliá-los a superar esses problemas.
Enfim, não basta amar, é preciso cultivar o bem e os bons sentimentos sempre! O amor é uma construção.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.