6 dicas para melhorar a comunicação com o seu par

A boa comunicação é sempre o caminho para a resolução de questões, tanto as triviais, como as de grande importância

Parece elementar falar da importância da boa comunicação nos relacionamentos. Entretanto, por mais que se saiba disso, os pares vivem conflitos e problemas que não se resolvem e se perpetuam.

A boa comunicação é aquela que atinge de forma assertiva os propósitos do casal, da melhor forma possível, sem causar desgastes.

Em função dos diversos papéis que temos que enfrentar no cotidiano, e de seu ritmo acelerado, ficamos com uma disponibilidade reduzida para o relacionamento. Mas com alguns cuidados podemos preservar a qualidade dessa convivência.

Continua após publicidade

6 dicas para melhorar a comunicação no seu relacionamento

  1. É importante avaliar se o momento é propicio para ter uma conversa para resolver assuntos delicados ou de grande importância.
  2. Levar em consideração seu próprio estado emocional e do par pode ser determinante para uma conversa ser bem-sucedida ou estressante.
  3. Lembre-se, a comunicação é sempre o caminho para a resolução do que quer que seja. Desde assuntos triviais, aos de grande monta.
  4. Além de saber ouvir o que o outro tem a dizer, é preciso exercitar a empatia. Ou seja, a capacidade de compreender e assimilar o que o outro manifesta literalmente, se colocando no lugar do outro com os sentimentos que ele vivencia.
  5. Em opiniões diferentes, não existe certo ou a errado, mas sim aquela opinião que possa se ajustar melhor para o par. Ou seja, sempre é preciso que haja consenso entre ambos, para que o tema não se transforme em uma divergência sem fim.
  6. A prática da paciência e da tolerância são sempre essenciais para que não ocorram explosões por impulso. A serenidade é preponderante à boa escuta e para que esta ocorra de forma fluída.

    Se mesmo com estes cuidados, ainda assim, estiver difícil de se entenderem, não tenham receio de procurar por ajuda de um terapeuta de casal, que poderá intermediar estas questões de modo imparcial.

    Exercite e busque sempre, com muito carinho e amor, a boa comunicação. Entregue-se e dedique-se ao seu relacionamento sempre!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br