Veja neste post as condições necessárias para um relacionamento virtual se transformar em real. Saiba como não ficar confusa com as atitudes do seu crush e enxergá-las com mais clareza.
E-mail enviado por uma leitora
“Tenho um crush que conheci pelo Happn. Estamos há quase um mês conversando pelo WhatsApp. O cara está me deixando enlouquecida. Ele faz o que eu chamaria de “comportamento perto-longe”. Ele não é daqueles crushes que simplesmente somem. Ele responde minhas mensagens, mas com atrasos de dias e às vezes só muitas horas depois. Ele sempre responde com desculpas fofinhas (com emojis) e justifica a demora em responder alegando problemas no trabalho. E na hora que ‘aperto’ ele, responde de forma direta, na defensiva, mas sempre educado: ‘como te disse, tenha um pouco de paciência, desculpa aí, as coisas vão melhorar…’ Chegamos a marcar um encontro, claro que iríamos com máscara, mas na última hora… veio com a desculpa fofinha de sempre… Não sei o que fazer… Como eu lido com o comportamento dele?”
Resposta: Como lidar com o comportamento evasivo de alguém que você conheceu, virtualmente, no aplicativo de paquera? Bem, aí depende de você.
Fica bem claro que a pessoa está se acomodando nos encontros virtuais. Até aí, nenhum erro, desde que para você também bastasse esse conforto afetivo através da tela. O problema acontece porque você quer uma coisa e ele quer outra. Sim, a desculpa da pandemia tem uma certa lógica. mas os que querem encontros reais, de fato, dão um jeito.
Como não ficar confusa com o seu crush
Algumas características dele acabam confundindo você. O fato de ele ser uma pessoa gentil não quer dizer que ele está a fim de um relacionamento de verdade. Afinal, se ele tratasse as mulheres de forma grosseira acabaria por afastar as pessoas depois do primeiro papo. Assim, se ele gosta de conversar, paquerar e trocar carinhos virtuais tem que ser gentil e “prometer” encontros reais. A você ou a qualquer outra pessoa.
A realidade é mais ou menos esta. Agora, como você vai se comportar diante dela, depende de você e de que tipo de pessoa está procurando para se relacionar. Se você espera um homem audacioso, que arrisca, vai atrás do que quer, conquistador… Certamente, essa não é a pessoa certa. Esse homem da tela é cuidadoso, precavido, provavelmente não gosta de riscos e, talvez, nem saiba direito se está afim de um relacionamento sério ou não. Se esse tipo de homem agrada você, talvez valha a pena insistir mais um pouco, pelo menos até a pandemia passar, para ver se o encontro real acontece. Sem garantias, é claro. Porque acreditando que “querer é poder”, quem estaria arriscando seria você, com altas chances da tentativa morrer na praia.
Condições para um relacionamento virtual e ir para o real
Para que um relacionamento virtual se transforme num real, as duas pessoas envolvidas devem tentar entender o outro, e não, simplesmente tentar impor um ritmo que aplaque sua ansiedade. Cuidado com cobranças de frequência como a citada acima: só responde minhas mensagens horas depois. Nem todo mundo fica checando e respondendo mensagens toda hora! Alguns trabalhos exigem concentração e algumas pessoas só respondem mensagens depois do trabalho ou quando têm tempo. Tente evitar cobranças nessa fase do relacionamento, pois isso pode assustar.
Pense nas reflexões acima e decida se vale a pena apostar todas as suas fichas na pessoa que, aparentemente, está dizendo a você, nas entrelinhas, que gosta do relacionamento do jeito que está. Que não quer algo muito diferente disso, pelo menos agora. E tente conhecer outras pessoas também. Afinal, não existe compromisso entre vocês, não é? Mesmo você querendo, nada do que ele disse até agora pode ser entendido como um sim. Pense nisso.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.