Como me livrar da opressão para poder seguir em frente?

Como superar tudo isso? Opressão, ansiedade, medo, tristeza… Saiba que traumas sempre trazem uma capacidade transformadora…

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Passei por muitas dificuldades em 2021; trago sentimentos de culpa, tristeza e opressão por conta disso. E tenho muita preocupação e temor pelo que vem por aí. Gostaria de uma ajuda para que consiga, de agora em diante, seguir com mais leveza, com a mente positiva, com resiliência e autoconfiança, revertendo toda essa aflição. Sinto-me numa prisão. Fico muito agradecida se puderem me ajudar.”

Resposta: Olá! 2021 foi um ano muito complicado para todos nós. A sensação de sufocamento é geral, não só pelas máscaras, mas o “clima” está muito denso por conta de toda essa situação de perigo iminente que a mídia transmite o tempo todo, como se tudo fosse ameaçador e amedrontador. Estamos vivendo mesmo “tempos estranhos”!!!

Parece que a discordância prevaleceu no ano todo e sentimentos múltiplos foram surgindo como opressão, ansiedade, tristeza e medo.

Como superar tudo isso?

Acho que temos que recuperar um otimismo que perdemos em meio a tantos problemas não apenas pessoais, mas também gerais em nossa sociedade. O sentimento gerado por tantas notícias cheias de angústia e ansiedade acabou nos contaminando, acho que até mais que o coronavírus!

Penso que devemos acreditar que “depois de uma tempestade sempre vem a bonança”! Eu acredito!

Continua após publicidade

Se soubermos transformar nossa vida, com base na experiência traumática pela qual passamos, em algo novo e produtivo, poderemos, em consequência, seguir em frente com uma capacidade transformadora. Como se diz: “temos que aprender a fazer do limão uma limonada!”

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor

Continua após publicidade