Como parar com ânsia de buscar a perfeição?

Ao parar com essa ânsia de tentar buscar a perfeição, você passa a viver uma vida mais plena, com mais soltura, liberdade e satisfação… 

Uma das armadilhas do caminho espiritual, a meu ver, está em nossa própria ânsia por perfeição. Entenda, nós “já somos perfeitos”. Somos luz, ou amor, se preferirem chamar assim. Então, não há nada a ser aperfeiçoado.

Continua após publicidade

– Como assim? Você pode estar se perguntando, uma vez que o que vemos ao redor está longe de ser um reflexo da luz e do amor.

Na verdade, o que acontece é que, em essência, somos perfeição, mas poucos de nós expressam sua ESSÊNCIA. A maioria de nós vive aprisionado a uma falsa identificação com o EGO, que jamais será perfeito.

Assim, gastamos tempo demais tentando aprimorar o ego, sem compreender que o verdadeiro caminho da elevação não requer um ego aprimorado, e sim que compreendamos que “não somos esse ego”, e sim a luz que o vivifica.

No entanto, não há nada de errado em tecer melhorias em nosso ego e, em termos de socialização, com certeza um ego generoso, gentil, verdadeiro e justo tem seu valor. Mas esse caminho não é capaz de nos livrar do sofrimento, ou de nos levar a entregar ao mundo aquilo que viemos entregar.

Continua após publicidade

Como parar de buscar a perfeição

Se, ao invés de gastar tanta energia tentando melhorar nosso ego, usássemos nossa energia em estreitar nossa comunicação com nossa alma, avançaríamos com muito mais força e firmeza em direção à luz que somos.

Claro que alguns de nossos traumas passados precisam ser curados. Uma pessoa ainda muito fragilizada não consegue sequer perceber as próprias asas, o que diria usá-las?

Mas não é preciso revisitar cada dor, cada episódio passado.


Saiba… A mente é muito ardilosa. Sempre que conseguimos curar algo, ela logo traz outro trauma à tona, com o intuito de nos manter eternamente presos em sua roda de sofrimentos. Em algum momento precisamos dar um basta.
  Ouça. Não importa o que tenha acontecido no seu passado, lembre-se de que seu verdadeiro Ser tem asas.

Mergulhe em si. Lembre-se do Ser de luz que você é. Você é infinito, eterno e imortal. Não é prisioneiro do tempo ou do espaço. Não é prisioneiro de nenhum evento de sua vida. Solte o passado. Abra suas asas. Voe.

Continua após publicidade

É Psicóloga Clínica, atua numa abordagem transpessoal. Seu trabalho é direcionado a favorecer o autoconhecimento e a transformação das crenças limitadoras que nos mantêm aprisionados a padrões repetitivos de escolhas. É escritora, publicou 'Gente que mora dentro da gente' e o best-seller 'Palavra de Criança' pela editora Pensamento