Os 6 desafios de um relacionamento duradouro

Lidar com conflitos, rotina, estresse, comunicação, manter uma boa vibe e satisfação do par são os principais desafios de um relacionamento duradouro; saiba como lidar com cada um deles

É bem comum observamos as pessoas comentarem que um relacionamento prolongado tira o brilho ou torna as condições para a convivência desfavoráveis, devido às dificuldades cotidianas. No entanto, há pessoas que estão num relacionamento duradouro e afirmam estar felizes por viverem a estabilidade que esperavam.

Mas há aqueles que, devido à rotina e às dificuldades cotidianas, temem pela ruptura do relacionamento.

Continua após publicidade

Os 6 desafios de um relacionamento duradouro

Viver um relacionamento traz lá seus desafios, envolvendo instabilidade emocional – individual e relacional – que precisam ser enfrentadas e superadas:

1º Lidar com conflitos e problemas

Essas situações tão temidas pelo par podem ou não acontecer. Para que elas não ocorram ou seja minimizadas, depende exclusivamente de como ambos encaram e vivem o dia a dia da relação. O caminho para driblar esse desafio é o predomínio da paciência e da tolerância.

2º Rotina e mesmice

Não basta só olhar para a rotina como algo chato, pois rotinas ajudam a estabelecer ordem no cotidiano. Para que a rotina não seja um problema, é preciso, naquele dia chato, introduzir alguma atividade que possibilite variar a interação do par.

3º Estresse e relacionamento não combinam!

O saudável é que o relacionamento navegue no mar da tranquilidade e chegue em um porto seguro. Portanto, cada uma das partes deve cuidar do seu emocional para que esse não reflita na interação do casal.

Continua após publicidade

4º Manter uma boa vibe

A boa vibe no relacionamento depende do bom humor entre as partes. Entenda que o seu humor depende de você. Cabe a você cultivar o bom humor em você para que ele permaneça. Se bater o mau humor, também cabe a você revertê-lo. Não atribua ao seu par a responsabilidade pela seu humor. Ele é seu e de mais ninguém.

5º Comunicação

Parece óbvio afirmar que a comunicação é importante para o relacionamento. Porém, o desafio para que a comunicação flua de forma tranquila e empática, passa pelo consenso estabelecido pelo casal.

6º Satisfação no relacionamento:

Para que ambos se sintam satisfeitos no relacionamento, é preciso que haja sintonia na parceria. Então, é preciso que haja atenção, dedicação e zelo entre ambos.

Continua após publicidade

Depois dessas dicas, curta seu relacionamento sem arrependimentos. Seja feliz, sempre!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br