Uma dieta rica que ajuda a prevenir anemia, é associar no seu cardápio diário uma combinação de proteínas de fonte animal e vegetal
Meu tema de hoje é a anemia, um assunto muito falado. A anemia pode ser basicamente de dois tipos, ferropriva e megaloblástica, respectivamente, por deficiência de ferro e vitamina B12. Boa parte das causas da anemia é devida à baixa ingestão de alimentos fonte, dificuldade de absorção por uso de medicamentos ou pela idade que torna essa função mais difícil.
A anemia ferropriva é mais comum em mulheres em idade fértil e, portanto, que menstruam e perdem sangue mensalmente. Isso pode influenciar nos estoques de ferro do organismo, se a ingestão for pequena ou a perda de sangue for muito grande. Por isso, a atenção aos alimentos fontes tanto do ferro quanto da B12 merecem atenção.
Principais alimentos que previnem anemia
Uma boa notícia é que as principais fontes são bem acessíveis, como as proteínas animais (frango, peixe, carne, ovos); e as proteínas vegetais – leguminosas em geral: feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Todas essas proteínas animais e vegetais são ricas em ferro e B12.
Não gosto muito de dar uma quantidade de consumo desses alimentos. Acho complicado, pois isso varia de acordo com o peso de cada pessoa, seus hábitos e necessidades individuais. Mas sugiro, de modo geral que no consumo diário de seus alimentos, vocês façam associação dessas proteínas animais e vegetais.
E se você for vegetariano ou vegano, atenção redobrada e acompanhe com seu nutricionista o hemograma, ferritina e B12 sanguíneos.