Desvendemos o que está por trás da procrastinação. Enfim, o que leva uma pessoa a procrastinar? Veja 15 mini-hábitos para vencê-la.
Você procrastina as coisas que tem por fazer? Sente que está sempre “empurrando com a barriga” as obrigações e as metas e só as cumpre quando está no prazo final? Pois é! A procrastinação é uma inimiga da rotina diária de muitos de nós.
Então, vou lhe explicar como começar a vencer isso.
Sugiro começar pelos “mini-hábitos” que lhe ajudarão a vencer as barreiras iniciais da procrastinação.
Quando queremos mudar algo em nós, temos sempre uma tendência a pensar em grandes metas e grandes objetivos. Eu sei que isso faz sentido também. Mas o que acontece nesse estágio é que a maioria das pessoas impõe metas, e por não cumpri-las, se frustra. E a frustração gera uma perpetuação do esquema cognitivo da procrastinação. E o ciclo se repete. Dessa forma, você não alcança a sua mudança desejada.
O nosso cérebro resiste a mudanças. Pois ele foi feito para nos manter na “zona de conforto”. Assim, quando colocamos uma meta muito alta e longa, o cérebro entende que vamos precisar gastar muita energia para alcançá-la. No entanto, o cérebro é treinado para economizar a nossa energia, por uma questão de sobrevivência. E é aí que acontece a resistência dele para efetivar a mudança.
Por isso, vem acontecendo a eficiência dos “mini-hábitos” na vida das pessoas. Pois quando completamos e alcançamos os “miniobjetivos” estabelecidos por nós, eles nos ajudam a dar uma sensação de realização e missão cumprida. Assim, nos servem como estímulos, ou seja, o nosso cérebro, neste momento, recebe uma carga de dopamina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e pela estimulação dos comportamentos. São pequenos gestos e atitudes de mudança gerando em longo prazo uma modificação conceitual cognitiva no nosso cérebro. É um condicionamento cerebral. Passos pequenos, sem o cérebro entender que está gastando muita energia. E com isso ele vai exercendo a plasticidade neural e vencendo a procrastinação pouco e pouco.
15 mini-hábitos para vencer a procrastinação
- Fazer exercício físico por 15 minutos diários. Não mais que isso. Porém diariamente.
- Ler 5 páginas de um livro por dia.
- Treinar uma língua estrangeira de sua vontade por 10 minutos por dia.
- Trocar um doce que você come por uma fruta que gosta.
- Se você se deparar com escadas pelo caminho, tente subir o primeiro andar sempre que possível.
- Estudar por 20 minutos por dia. E vai aumentando com o tempo.
- Meditar ou rezar por 5 minutos por dia.
- Fazer um checklist das pendências e vai riscando uma a uma. Faça pouco a pouco.
- Gerenciar as suas emoções e não apenas o seu tempo. Isto otimiza o seu dia.
- Desligar as notificações do celular se acha que isto lhe desconcentra.
- Parar de se sabotar com palavras depreciativas.
- Colocar lembretes pela casa, para você mesmo, de palavras de afirmação para o seu cérebro.
- Tentar dar nomes e rótulos ao problema que está lhe fazendo procrastinar.
- Lembrar-se que somos regidos por emoções e pensamentos. Eles são nossos reguladores de humor e comportamentos.
- Pouco a pouco, passos pequenos, e você consegue gerar o hábito. É tipo “enganar” o cérebro.
Seja gentil com você mesmo. Acredite no seu potencial de mudança e tenha compaixão por você como se tivesse pelo outro. Cuide-se como você cuidaria de quem você mais ama. E lembre-se que vencer a procrastinação é como diz o ditado popular: “de grão em grão a galinha enche o papo”.