Sou gordinho e inseguro com as mulheres

Quem é gordinho e se sente inseguro com as mulheres encontra neste post saídas matadoras para superar esse problema

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Sou gordinho, mas não muito gordo, gordinho mesmo. Isso me deixa inseguro para chegar em uma garota, acho que fico em desvantagem em relação aos caras sarados ou magros. Já pensei em tentar cuidar do corpo, mas não é fácil e não me motivo. Sobre me sentir em desvantagem, é porque entre dois caras com um bom papo, um bom chaveco, eu levaria a pior. O que devo fazer? Me ajuda?”

Resposta: Primeira coisa a fazer: deixar as certezas teóricas de lado e enfrentar as dúvidas na prática. Numa paquera ninguém entra com o jogo ganho. Gordinhos, magrinhos, altinhos, baixinhos todos têm uma chance: de ganhar ou de perder. Ou o mundo dos que namoram é feito só de gente magra?

Com certeza existem tipos físicos que chamam mais atenção, principalmente entre os jovens. Certamente mais mulheres olharão para um homem sarado. Mas olhar nem sempre significa escolher. As mulheres, depois de algumas experiências amorosas, acabam descobrindo as dores e as delícias de terem a seu lado um bonitão, aquele que todo mundo deseja.

Gordinho e inseguro com as mulheres

Você menciona que entre dois caras com um bom papo o bonitão levaria vantagem. Mas será que o bonitão e o gordinho desenvolvem um bom papo com a mesma facilidade? Ou o gordinho, por não ter o atributo físico tão chamativo, acaba sendo obrigado a se aprimorar no papo para aumentar suas chances de conquista?

Continua após publicidade

Claro que existem exceções, mas, em geral, quando algo vem muito fácil a pessoa, no caso o bonitão, pode se acomodar e esquecer que nem só de corpo vive um relacionamento. Aspecto físico facilita, é verdade, mas não segura relacionamento nenhum.

Admire-se!

Então, se você, como afirma em seu e-mail, opta por não se curvar aos mandamentos estéticos vigentes, e pretende aceitar seu corpo do jeito que é, comece por olhar-se como uma pessoa que você mesmo poderia admirar e gostar. Com todas as suas características, todas as suas qualidades e todos os seus defeitos. É muito mais fácil você conseguir fazer alguém gostar de você quando você mesmo se gosta.

Um aspecto de seu e-mail chama a atenção. Você diz: “Já pensei em tentar cuidar do meu corpo, mas não é fácil, não me motivo” Aí temos uma reflexão a fazer: cuidar do corpo não se resume a emagrecer. Assim, mesmo que emagrecer seja difícil para você, não é aconselhável você abandonar os cuidados com seu corpo. Você não precisa ficar horas malhando na academia só para apresentar músculos torneados. Mas também não precisa ficar horas sentado frente a uma tela consumindo alimentos prazerosos.

Continua após publicidade

Você cuida do corpo para você

Cuidar do corpo é essencial para a sua saúde e para sinalizar para quem você pretende conquistar que não é uma pessoa desleixada, acomodada, regida por prazeres momentâneos. E cuidados, seja com o próprio corpo, seja com os outros, sempre dão algum trabalho, mas também sempre acabam proporcionando algum tipo de recompensa.

Você não precisa ficar magro só para agradar alguém, mas, se quiser agradar, tem que mostrar que é cuidadoso. Isso com você, com seu corpo, com suas palavras, com suas atitudes. E, consequentemente com quem optar por estar ao seu lado.

E, se em algum momento você quiser experimentar como é ser mais magro, mais musculoso, mais sarado, lembre-se que isso está ao seu alcance. Depende de algum esforço no começo, mas depois acaba entrando para a lista dos hábitos e se naturalizando.

Mas só faça isso por você mesmo; só faça isso no seu momento. Respeite a sua individualidade e evite seguir padrões que prometem o final feliz. O final feliz depende mais da beleza interna do que da externa.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.