Você sabe se comunicar de forma correta?

Saber se comunicar de forma correta é uma habilidade social que te possibilita ser bem-sucedido na vida e em suas relações interpessoais

Aprender a se comunicar da forma certa e com habilidade social é o grande ganho para conviver, de forma harmoniosa, em todas as relações humanas.

Continua após publicidade

Saber colocar para fora e esvaziar o seu “copo afetivo” sem “engolir sapos” é essencial para nossa saúde e equilíbrio mental.

A habilidade social de saber respeitar seu espaço interno

Ter habilidade social é sobre isso: não engolir o veneno alheio e não se intoxicar com o que é abusivo.

Aprender a colocar as pessoas tóxicas nos seus devidos lugares sem “sair do salto” e sem se contaminar depois do contato é fundamental para você manter o seu equilíbrio emocional.

A vida parece mesmo um grande jogo e, por isso, devemos aprender a nos defendermos passando pelas fases que ela nos impõe. E quando conseguimos lidar melhor com essas fases desse jogo, nosso coração parece até mais leve e começamos a dar um novo colorido para o nosso percurso.

Continua após publicidade

Reafirmo! É tão importante saber falar, pois, saber se comunicar da melhor forma lhe permite enxergar e ser enxergado de uma maneira mais resiliente em relação à vida.

Quando usamos as palavras certas, nas horas certas com quem queremos nos comunicar, conseguimos passar o recado de forma libertadora e assertiva.

E assim, você conquista onde deve chegar, sem atalhos doídos e sem tantas cicatrizes afetivas. Porque quando nos comunicamos de forma direta, objetiva e assertiva, não corremos o risco de nos perdermos no caminho.

Continua após publicidade

E você, como tem se comunicado? Já parou para refletir sobre como você fala com o outro?

Pense sobre isso.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online