O medo do julgamento alheio

Por medo da rejeição, a opinião alheia assume um papel central. Como escapar dessa armadilha?

Um dos mais sérios obstáculos à paz interior é a permanente preocupação com o julgamento alheio.

Continua após publicidade

O ego necessita desesperadamente ser aceito pelos outros, para poder reconhecer que tem valor. E, quanto mais centrados nesse falso EU estivermos, maior será essa necessidade.

Nossa atenção está sempre voltada para as opiniões alheias, por medo da rejeição. Olhar para dentro de si, escutar sua voz interior, perceber seus sentimentos mais profundos, é a única maneira de escapar desta armadilha.

Mas este passo exige ousadia e coragem. Libertar-se da perturbação causada pelas opiniões a nosso respeito, é um risco que poucos se dispõem a correr.

Somente uma autoestima sólida nos dá a confiança necessária para seguir nosso próprio caminho, sem precisar que outros o tracem para nós.

Continua após publicidade

Por que a opinião que alguém emite sobre você é superficial

Quando alguém emite um julgamento sobre você, geralmente está revelando algo sobre si mesmo. Seja qual for a opinião, boa ou má, é apenas um raciocínio baseado numa verdade superficial, colorida pelos valores e visão de mundo daquela pessoa.

Se nos deixarmos perturbar por cada manifestação negativa que nos for direcionada, viveremos em permanente angústia e insegurança.

Confiar em nosso poder interior, e seguir a trilha que ele nos indicar, em qualquer circunstância, é a única maneira de construirmos uma vida harmoniosa, na qual a aprovação alheia não terá um papel central.

Continua após publicidade

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.